Nem tudo que está no lixo é lixo

Nem tudo que está no lixo é lixo

Num país com tantas desigualdades como o nosso é inacreditável que ainda haja desperdícios e descuido com materiais que utilizamos em nosso dia a dia e descartamos. Com o resíduo eletrônico não é diferente, pois muito do que vai para o lixo não deveria ir.

As pessoas ainda jogam junto com o lixo comum (o orgânico) equipamentos que precisam de uma destinação diferente. A Política Nacional de Resíduos Sólidos está aí pra nos mostrar a responsabilidade que é de todos.

E a logística reversa garante que fabricantes, comerciantes e consumidores se responsabilizem, fazendo cada um a sua parte na devolução, recolhimento e reciclagem desses materiais.

Segundo a Agência Brasil, apenas 3% do lixo que poderia ser reciclado é reaproveitado. Esse baixo índice é seguido por outros números preocupantes: 8% do que é jogado fora não é sequer coletado. E mais: o Brasil está entre os principais geradores de resíduos que podem prejudicar o meio ambiente, como o lixo eletrônico: somos o 5° no ranking mundial.

Felizmente, muitas cidades já dão o exemplo com empresas preocupadas com a sustentabilidade, como nós, da Ecotronics Ambiental, com a coleta dos resíduos para o descarte correto, sobretudo para a reciclagem e o reaproveitamento na indústria, o que além de minimizar custos reduz os danos ambientais.

Então? Reflita e compartilhe essa ideia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA