Brasil é o quinto maior

Post_Quinto Maior_Ecotronics-02

Já parou pra pensar quantos objetos eletrônicos usamos em nosso dia a dia? A questão é que depois de algum tempo eles já não têm mais uso e acabam virando lixo. Sim, mas não é qualquer lixo, não. É lixo eletrônico. Aí vem uma estatística que chega a ser alarmante!

O Brasil é o quinto maior gerador desse tipo de lixo no mundo. Isso mesmo, no mundo, mas muita gente ainda não sabe o que é esse resíduo e como ele deve ser descartado. Felizmente, com o tempo estão crescendo as iniciativas para auxiliar as pessoas a descartarem corretamente esse lixo.

Segundo a pesquisa Resíduos Eletrônicos no Brasil 2021, da Green Eletron, a maior parte dos brasileiros (87%) já ouviu falar em lixo eletrônico, mas um terço (33%) acredita que ele está relacionado ao meio digital, como spam, e-mails, fotos ou arquivos.

Para outros 42% dos brasileiros, lixo eletrônico são aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos quebrados e 3% acreditam que são todos os aparelhos que já viraram lixo, ou seja, apenas os que foram descartados, inclusive aqueles que acabam incorretamente em aterros ou na natureza.

O que mais nos preocupa é que o descarte incorreto desse lixo eletrônico é considerado uma ameaça, pois os componentes químicos podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde.

No Brasil, a destinação correta está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa legislação define metas para os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes sobre a quantidade de pontos de Entrega Voluntária (PEV) que devem ser instalados.

Portanto, fique atento: se não houver suporte do fabricante, procure por pontos de descarte mais próximos de você. A Ecotronics Ambiental está aqui pra te auxiliar!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA