O Dia Nacional da Reciclagem, comemorado nesta segunda, dia 5 de junho, é uma data que nos convida a refletir e promover ações que evidenciam a relevância da coleta seletiva, através da separação e destinação de materiais que podem ser reciclados e reaproveitados, reduzindo assim os impactos causados ao meio ambiente, pelo descarte inadequado.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2009, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a relevância da coleta seletiva e da separação e destinação de materiais. É uma oportunidade e tanto para lembrarmos a importância da política dos 3 Rs: reduzir, reaproveitar e reciclar, o que deve estar presente no dia a dia de todos.
Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2022, dos resíduos urbanos coletados no país, pelo menos 61% continuam sendo encaminhados para aterros sanitários, com 46,4 milhões de toneladas enviadas para destinação ambientalmente adequada. Por aí já podemos perceber o quanto é importante a mobilização nesse sentido!