Metais pesados presentes no lixo eletrônico podem ser nocivos à saúde

lixo eletrônico podem ser nocivos à saúde

O lixo eletrônico pode conter mais de 20 tipos de componentes, que por sua vez podem ser prejudiciais à saúde e também ao meio ambiente, como por exemplo chumbo, arsênio, mercúrio, cobre, cádmio, zinco e outros metais pesados.

Quando descartados de maneira inadequada, esses metais presentes nos resíduos eletrônicos são capazes de contaminar tanto o ambiente como as pessoas e os animais. Os materiais não podem ser depositados em aterros ou jogados como se fossem lixo comum, preservando assim o solo e a água da contaminação. Procure uma empresa especializada, como a Ecotronics Ambiental, para garantir o descarte correto.

Confira as substâncias tóxicas presentes em computadores e celulares, com as possíveis ameaças à saúde, quando o lixo é descartado de forma inadequada:

Chumbo – Prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso, capaz de afetar sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor.

Cádmio – É um agente cancerígeno, podendo acumular-se nos rins, no fígado e nos ossos, o que pode causar osteoporose, irritação nos pulmões, distúrbios neurológicos e diminuição da imunidade.

Níquel – Causa irritação nos pulmões, bronquite crônica, reações alérgicas, ataques asmáticos, problemas no fígado e no sangue.

Mercúrio – Prejudica o fígado e causa distúrbios neurológicos, como tremores, vertigens, irritabilidade e depressão.

Zinco – Produz secura na garganta, tosse, fraqueza, dor generalizada, arrepios, febre, náusea e vômitos.

Os prejuízos causados pela imprudência podem ser desastrosos. Portanto, o cuidado é um ato de amor à vida e ao próximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA