Descarte de resíduos eletrônicos também é prioridade

Muitas pessoas ainda desconhecem o significado do termo logística reversa. Algumas nunca ouviram falar. No entanto é preciso ressalvar que o assunto está cada vez mais difundido na área industrial. É uma prática muito usual em mercados de commodities de materiais, como é o caso do ferro, que há bastante tempo tem a operação reversa de produtos e materiais inservíveis para reciclagem, beneficiamento e emprego em outro setor produtivo, reduzindo assim a utilização e a extração de material in natura.

O tema ganhou força em 2010, com a publicação da Lei 12.305 – Política Nacional de Resíduos Sólidos. Isso permitiu a organização da cadeia reversa de produtos que chegaram ao fim da vida, assim como determinar o papel da responsabilidade de cada um, seja o governo, fabricantes, varejistas, revendedores, importadores e outros envolvidos.

O cumprimento da legislação foi instituído por etapas e setores, tendo como princípio a organização da logística reversa nos municípios, escalonando para os setores.

O resíduo eletrônico, aquele material que costuma ser descartado, precisa de atenção especial por conta da dificuldade de degradação de seus componentes. Por causar intenso impacto ambiental é relevante fazer o descarte correto. O lixo eletrônico constitui-se em materiais diversos, como computadores e equipamentos relacionados máquinas fotográficas, baterias, eletrodomésticos em geral, celulares e muitos outros.

O cenário da logística reversa evoluiu muito nos últimos cinco anos. O assunto é complexo e precisa do apoio de todos os envolvidos para suportar a operação reversa num país de grandes dimensões como o nosso.

O prejuízo que temos ao jogar essas substâncias no meio ambiente é a contaminação da água e do solo, ocasionando sérias consequências para todos, interferindo diretamente na qualidade de vida e no meio ambiente. Por conterem vidro, plástico e metal, os materiais levam muito tempo para se degradarem.

Muitas são as razões que justificam a necessidade do descarte correto do resíduo eletrônico. O mecanismo de descarte pode ser simples e prático, daí a importância da contratação de uma empresa especialista no assunto, com profissionalismo, técnica e responsabilidade social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA