Os benefícios, principalmente à natureza, são muitos, mas queremos destacar alguns:
- Conservação da água e do solo, evitando a contaminação dos lençóis freáticos – Os eletrônicos quando descartados em locais inadequados podem liberar substâncias tóxicas na água, no solo e no ar, tais como mercúrio, chumbo e cádmio, que podem causar a contaminação do organismo, gerando problemas respiratórios e danos ao sistema nervoso.
- Alívio dos aterros sanitários – O Brasil produz em média 1,5 milhão de toneladas de resíduo eletrônico anualmente, segundo dados da ONU. Um volume tão grande, se descartado em aterros sanitários, causaria a superlotação desses locais, diminuindo sua vida útil. Além disso, os materiais do lixo eletrônico não teriam condições de serem reaproveitados e gerarem novas matérias-primas, causando um impacto ainda mais negativo ao ambiente, quando descartados de forma incorreta.
- Proteção dos seus dados – Quando você descarta um computador de forma inadequada, pode haver o risco de que pessoas estranhas peguem esse equipamento e tenham acesso aos seus dados. Mesmo que ele esteja quebrado e seus arquivos tenham sido deletados, não se sabe qual o destino final do material. A única forma segura de descartar este tipo de equipamento é por meio de sistemas oficiais de logística reversa, com empresas que seguem rigorosos padrões de segurança.
- Impulso à economia, por meio da logística reversa – A reciclagem do resíduo eletrônico pode e deve ser explorada, em todas as suas possibilidades, como uma forma sustentável de movimentar a economia. Vemos nossos recursos naturais se esgotando, portanto, a logística reversa é uma das ferramentas mais efetivas para alavancar o desenvolvimento econômico. Além disso, a reciclagem dos aparelhos eletroeletrônicos contribui com o crescimento sustentável das comunidades.
- Reutilização de metais preciosos – Estima-se que já perdemos cerca de 7% do ouro do mundo, devido ao descarte incorreto. Além disso, alguns metais podem ser reutilizados por meio da logística reversa de eletroeletrônicos. São materiais de disponibilidade finita na natureza, o que, após o fim das reservas, pode causar problemas na produção das mercadorias que conhecemos hoje e uma instabilidade nos preços.