Razões para reciclar o lixo eletrônico

Quando pensamos em reciclagem, lembramos de metais, papel, plástico e vidro, mas ainda nos esquecemos de outros materiais, como o resíduo eletrônico.

Felizmente já sabemos que essa prática tem por objetivo reduzir o desperdício e incentivar o reaproveitamento de materiais. Dar o exemplo e contribuir para o desenvolvimento sustentável é o papel de todos nós. Pensando nisso, destacamos 5 razões para reciclar o lixo eletrônico:

  • Contribuir para a redução do lixo acumulado no planeta – Segundo a ONU, 99% dos itens que adquirimos são descartados em cerca de seis meses. Assim a humanidade produz mais 2 bilhões de toneladas de lixo por ano.
  • O descarte inapropriado é prejudicial ao meio ambiente – Produtos eletrônicos, como celulares, televisores e computadores, possuem em sua composição materiais pesados e tóxicos, como o mercúrio e o chumbo, prejudiciais ao ambiente e à vida.
  • O descarte inapropriado é nocivo aos seres humanos – Já pensou se esses componentes nocivos dos equipamentos entram em contato com o solo de uma área de cultivo, pastagem ou com a água utilizada para o consumo humano? É um risco que pode trazer sérios danos.
  • Liberar espaço em casa ou no trabalho – Todo equipamento eletrônico sem uso acaba ocupando lugar e acumulando poeira nas residências ou empresas. Que tal se livrar de forma consciente?
  • Estimular a economia – Segundo a ONU, o mercado global de resíduos eletrônicos movimenta cerca de US$ 400 bilhões ao ano. E o Brasil recicla apenas 2% do seu lixo eletrônico. O Ministério do Meio Ambiente estima que tornar a reciclagem uma prática comum no país contribuiria para gerar até 10 mil empregos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA