16 de Setembro Dia Internacional para preservação da camada de Ozônio

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é uma data comemorativa que visa conscientizar as pessoas sobre a importância dessa camada para a vida na Terra. A camada é formada por moléculas de ozônio, que são capazes de filtrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol, evitando que causem danos à saúde humana e aos ecossistemas.

A camada de ozônio está localizada na estratosfera, entre 20 e 35 km de altitude, sendo constantemente renovada pela ação da radiação solar sobre as moléculas de oxigênio. No entanto, algumas substâncias químicas produzidas pelo homem, como os clorofluorcarbonetos, podem reagir com o ozônio e destruí-lo, provocando o afinamento ou até mesmo a formação de buracos nessa camada.

A destruição da camada de ozônio tem graves consequências para o meio ambiente e para a saúde humana, como o aumento do risco de câncer de pele, catarata, queimaduras, alergias, enfraquecimento do sistema imunológico, redução da produtividade agrícola, danos à biodiversidade e ao equilíbrio climático.

Para evitar que esse problema se agrave, foi criado em 1987 o Protocolo de Montreal, um acordo internacional que estabeleceu metas e prazos para a eliminação progressiva dos produtos químicos que afetam a camada de ozônio. Esse protocolo foi assinado por 197 países, considerado um dos mais bem-sucedidos instrumentos de cooperação ambiental da história.

A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1994, para celebrar o aniversário da assinatura do Protocolo de Montreal. A cada ano, busca chamar a atenção para os benefícios da proteção da camada e os desafios que ainda precisam ser enfrentados.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA