Pouco tempo atrás a ideia de que essas máscaras poderiam poluir o planeta não era uma grande preocupação. Mas veio a pandemia e o equipamento de proteção individual, abreviado como EPI, foi considerado essencial para prevenir a disseminação da Covid-19. Ninguém imaginava que utilizaríamos por tanto tempo. A produção disparou e gerou muito lixo. Quem nunca viu uma jogada no chão?
A partir daí cientistas passaram a publicar estudos documentando o uso e descarte. São consideradas descartáveis porque são baratas o suficiente para serem utilizadas apenas uma vez e jogadas fora, principalmente pela questão da higiene. Veio o problema: não é possível realmente jogar fora.
Os danos causados pelo descarte incorreto chegaram em um momento em que se discute cada vez mais a necessidade de controlar os resíduos plásticos. A quantidade desse tipo de lixo que se acumula nos oceanos deve triplicar nos próximos 20 anos e ainda não há uma solução. Tem alguma ideia para impedir que as máscaras descartáveis poluam o planeta? Deixe seu comentário.