Materiais valiosos são descartados e até incinerados diariamente.

Materiais valiosos que estão dentro de celulares, computadores e outros eletrônicos, são descartados e até incinerados diariamente.

A incineração de lixo eletrônico destrói cerca de 60 elementos reutilizáveis: por ano, peças descartadas na Europa somam 18 milhões de toneladas.

Embora descartado, é um material que está longe de ter alcançado o fim da vida útil. As peças podem não servir mais para a função original, mas as matérias-primas que as compõem têm potencial de reaproveitamento na indústria. Pela primeira vez, um painel de especialistas da União Europeia mapeou o quanto dessa matéria-prima valiosa vai parar no lixo. O argumento dos pesquisadores é que, se reciclada, essa montanha de descarte eletrônico poderia voltar às linhas de produção, resolvendo um problema econômico e, principalmente, ambiental.

Nesse projeto, foi calculado que 56 toneladas de ouro foram para o lixo, através do descarte dentro de celulares e computadores — muitas pessoas não sabem, mas as placas desses equipamentos levam o metal precioso na composição. De platina, os pesquisadores calcularam 26 toneladas; e de alumínio, 1,2 milhão de toneladas. O ferro, material com aplicação em praticamente qualquer processo industrial, rendeu 10,4 milhões de toneladas de lixo em 2014. Nas contas dos pesquisadores, também entraram os descartes de plástico (2,4 milhões de toneladas), neodímio (1 mil toneladas), índio (30 toneladas), prata (170 toneladas) e paládio (47 toneladas).

Fonte: Correio Braziliense

Faça sua parte e descarte seus equipamentos com a Ecotronics Ambiental!

Clique aqui entre em contato por Whatsapp 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA