Os impactos do lixo eletrônico no planeta e futuras gerações

O mundo está cada vez mais digital, com tecnologias novas que chegam para facilitar o mundo dos negócios, a educação e o convívio social como um todo. Com isso, são desenvolvidos novos aparelhos para ajudar em nossa rotina e, com suas atualizações, tornam-se mais acessíveis e potentes, permitindo uma série de novas funcionalidades.

Os eletrônicos se consolidam como peças fundamentais na sociedade, mas chega o momento em que equipamentos perdem suas funções, seja pela quebra, defeito ou tempo avançado de uso, gerando o lixo eletrônico.

O impacto desse lixo específico no meio ambiente se inicia desde sua fabricação. Assim, surge a proposta da economia circular, para que os sistemas de produção e consumo sejam dispostos em circuitos fechados, possibilitando uma produção industrial mais limpa, com reutilização e reciclagem.

É de responsabilidade de produtores e consumidores finais o descarte correto de resíduos sólidos, como é o caso do lixo eletrônico, com a Lei nº 12.305/10 – a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Para combater o consumo exagerado de eletroeletrônicos e seu descarte inadequado é necessária a conscientização em todas as esferas da sociedade. Somente a partir da educação ambiental poderemos alcançar um sistema econômico formado por consumidores mais conscientes, com modelos de produção sustentáveis. O futuro do planeta depende dessa mudança de mentalidade em torno de novas práticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA