Como sempre reforçamos na Ecotronics Ambiental, o resíduo eletrônico é composto por diversos materiais com valor agregado e por outros que são altamente contaminantes, que inviabilizam o descarte em aterros. Portanto, a logística reversa é a solução para que esses materiais sejam destinados de forma correta.
O resíduo eletrônico é derivado de todos os equipamentos que chegam ao fim de sua vida útil. É composto por componentes eletrônicos, metais pesados, entre outros. E esses componentes são divididos em várias categorias, conforme as características dos resíduos. Confira essa classificação definida por cores:
– Linha branca: refrigeradores, congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar;
– Linha marrom: monitores, televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras;
– Linha azul: batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras;
– Linha verde: computadores desktop, laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares.
Muitos materiais são metais pesados como alumínio, arsênio, cádmio, bário, cobre, chumbo, mercúrio, cromo e outros. Tais substâncias têm um potencial tóxico.
Exatamente devido às características dos materiais que compõem o resíduo eletrônico são necessários processos específicos de gerenciamento para evitar danos. A Ecotronics Ambiental se encarrega disso junto à sua empresa!