Atenção com o resíduo eletrônico

Resíduo eletrônicoNossa gestora Andrea Oliveira conversou com a Luciana Milano, do Canal Simplesmente Consciente. Um dos temas que elas destacaram foi a importância da reciclagem dos resíduos eletrônicos, partindo de princípios básicos como o destino correto dos produtos que já não são mais usados, como aparelhos celulares e computadores.

Ainda que a lei brasileira (a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos) exija que as fabricantes de notebooks, smartphones e outros equipamentos sejam responsáveis por efetuar o descarte correto dos produtos, um relatório apresentado recentemente mostrou que somente 2% de todo o resíduo eletrônico do país está sendo reciclado.

A Ecotronics Ambiental, desde 2013, vem cumprindo seu papel, ao entender a demanda de eletrônicos e a quase inexistente reciclagem desses materiais, com a proposta de realizar um trabalho socialmente sustentável junto a empresas e cidadãos.

Os eletrônicos precisam ser separados do lixo comum por conterem metais pesados, evitando a contaminação dos lençóis freáticos e consequentemente dos alimentos. Alguns fatores contribuem para os índices de reciclagem no país ainda serem tão baixos, como os custos, poucos incentivos fiscais, a dificuldade para instalação de pontos para essa coleta e a própria cultura da população, o que precisa avançar com a conscientização.

A coleta deve ser feita a partir da geração desse resíduo eletrônico e, para isso, a Ecotronics Ambiental faz a coleta e cuida de todo o processo, da coleta à destinação correta do material, com laudo de destinação final. Acompanhe no vídeo o bate-papo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA