Quando falamos sobre logística reversa, sempre fazemos uma associação com as vantagens proporcionadas ao meio ambiente e de um modo geral à sustentabilidade tão esperada. Precisamos também avaliar e refletir sobre quais os benefícios de praticar a logística reversa.
Muitas empresas ainda deixam o tema de lado, não considerando a economia que essa prática pode representar. As vantagens vão muito além das questões ambientais, pois o lixo pode se tornar uma fonte lucrativa, à medida que a reutilização de materiais reduz os custos na produção da empresa.
Ao incluir resíduos de produtos que chegaram ao fim da sua vida útil na cadeia produtiva é possível economizar nos processos de produção. Portanto, a utilização da logística reversa nesse processo produtivo da empresa possibilita uma importante economia, já que os resíduos retornam à cadeia, servindo como insumo para novas embalagens, diminuindo assim o consumo e os custos das matérias-primas.
As empresas impulsionadas pela logística reversa adotam tecnologias mais limpas, que simplificam a reutilização e a criação de embalagens e produtos, que podem ser reciclados com maior facilidade, poluindo menos.
A logística reversa reduz o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de materiais, o que traz uma qualidade de vida melhor, com clientes mais satisfeitos.
A tendência é que os consumidores se preocupem cada vez mais com o meio ambiente, buscando produtos e serviços que não o agridam. Dessa forma, é criada uma imagem positiva no mercado.
Comunicar as práticas adotadas e divulgar o destino dos resíduos é uma estratégia para estreitar a relação com o cliente e reforçar o posicionamento da marca.
Todas as ações contribuem para doutrinar os consumidores sobre a importância de práticas sustentáveis, com a escolha de produtos ecologicamente corretos, chamando para a responsabilidade com a separação e o descarte dos resíduos.
Com esse resumo das principais vantagens, a Ecotronics Ambiental faz um convite pra você, que ainda não implantou a logística reversa em sua empresa. Vamos lá? Conte com a gente!