Celulares e computadores podem poluir o meio ambiente se não forem descartados com os devidos cuidados. No final do ano muitas pessoas compram novos produtos eletrônicos e, na maioria das vezes, os itens antigos ou quebrados acabam sendo jogados, o que gera um problema para quem precisa se desfazer do bem e também para a natureza.
Assim como produtos que têm uma vida útil menor e são jogados no lixo diariamente, os dispositivos eletrônicos que não têm mais utilidade também precisam ser separados e descartados adequadamente. E quase todos podem ser reciclados de alguma forma, uma vez que são compostos por plástico, vidro, metais e borracha, materiais recebidos, separados e tratados nas empresas de reciclagem.
Em relação aos locais corretos para o descarte, especialistas indicam os ecopontos de coleta, instalados em lugares selecionados e apropriados para receber esses resíduos sólidos.
Os circuitos eletrônicos de computadores e celulares, por exemplo, têm quantidades significativas de metais pesados, substâncias altamente poluentes, que podem afetar a qualidade do solo e da água.
Infelizmente, o Brasil ainda está atrás de países que são referência no descarte de produtos eletroeletrônicos, como Japão e Alemanha. Ao estabelecermos uma boa rede de pontos de recebimento, conseguiremos avançar nesse quesito. Cada um de nós deve fazer a sua parte enquanto consumidor consciente, buscando uma forma adequada para o descarte. Para isso, conte com a Ecotronics Ambiental!