A Manufatura Reversa é o processo de desconstrução de produtos eletroeletrônicos descartados, visando a reutilização de seus componentes e materiais em uma nova etapa de fabricação. Consiste, portanto, no processo de desmonte, descaracterização e reciclagem de produtos obsoletos, com defeitos ou no fim da vida útil. Assim, é utilizada como forma de redirecionar os produtos para novos fins.
Vamos entender a diferença: na Logística Reversa, os produtos distribuídos na última ponta da cadeia de consumo devem fazer o caminho de volta até o fabricante ou instituição por ele determinada. Para possibilitar a destinação correta, isso ocorre através dos sistemas de coleta e transporte dos materiais.
Já na manufatura reversa, o material coletado é enviado para uma base específica que faz a segregação do material, a fim de entender o que pode ser valorizado e transformado em um novo produto ou matéria-prima. Os dois serviços são complementares. Ambos geram valor compartilhado, não só econômico, mas ambiental e social.