O resíduo eletrônico, conhecido também como lixo eletrônico, é um material que é jogado fora, mas que precisa de atenção especial por conta da dificuldade de degradação de seus componentes. Esse tipo de resíduo causa enorme impacto ambiental, por isso, é muito importante fazer o descarte da maneira correta.
Podemos classificar como lixo eletrônico materiais tais como computadores e todos os equipamentos relacionados a eles, máquinas fotográficas, baterias, eletrodomésticos em geral, celulares e muito mais. Normalmente, são produtos descartados em grande quantidade por empresas. Saiba mais, a seguir, sobre o resíduo eletrônico e qual a importância de fazer o descarte da maneira correta!
Como é feito o descarte do resíduo eletrônico?
Jogamos fora equipamentos que não funcionam mais ou mesmo quando eles apresentam dificuldades em seu desempenho, principalmente pela rotatividade dos produtos tecnológicos. Com a produção constante de novas e melhores versões, é cada vez mais comum o descarte por se tornarem obsoletos.
Por esses motivos, é grande a concentração de lixo que se encaixa nesses padrões, os quais merecem atenção para não prejudicarem o meio ambiente. Isso porque há nesses materiais a presença de substâncias nocivas à natureza, tais como: berílio, cádmio, chumbo, mercúrio, entre outros.
O prejuízo que temos ao inserir essas substâncias no meio ambiente é a contaminação da água e do solo, gerando consequências para todos: seres humanos, recursos naturais e vida animal na forma de perda, degradação e doenças. Além do mais, leva muito tempo para que esses produtos se degradem na natureza, devido ao fato de conterem vidro, plástico e metal.
Por conta disso, de acordo com a lei, eles são denominados resíduos perigosos, obrigando as empresas a fazerem o descarte de maneira correta. Então, ao obedecer aos parâmetros corretos de descarte, as empresas não apenas contribuem para preservação da vida e da natureza como também se mantêm dentro da lei.
Alternativas para descarte desse tipo de lixo
Pensando nas alternativas para jogarmos componentes que sejam eletrônicos, é possível elencar maneiras simples e eficientes. O destino do lixo pode ser correto, sem demandar tanto trabalho.
Para as empresas que lidam com a constante substituição desse tipo de material, fica a critério de seus gestores avaliarem as condições de uso e disponibilizar para doações a entidades que necessitem. Tal ação alia a responsabilidade social à preservação do meio ambiente e obediência à lei.
Já para os produtos que não apresentam condições de funcionamento, é possível contar com empresas especialistas em realizar o descarte correto desse tipo de resíduo. Assim, o descarte se torna muito mais prático e a empresa consegue se manter dentro da lei sem necessariamente disponibilizar tanto tempo dedicado a essa prática.
Essas são as razões pelas quais é tão importante fazer o descarte correto do resíduo eletrônico. Há maneiras de descartar esse tipo de lixo de forma simples e prática, por meio da responsabilidade social e da contratação de uma empresa especialista no assunto. Assim será muito mais fácil manter a empresa em dia com a lei e a sua responsabilidade com o meio ambiente e à vida.