Dicas para um verão sustentável . Simples assim!
– Separe o lixo, esteja onde estiver, levando sempre sacolas para que possa descartar o orgânico e guardar o resíduo eletrônico pra colocar depois no local adequado. Se não houver um posto de coleta próximo, guarde na mala ou bolsa e espere o momento certo para o descarte. Isso é uma postura correta, consciente e responsável .
– Quando o calor aumentar, procure meios naturais pra se refrescar, optando por janelas abertas para receber o vento, ainda que seja pouco. Com isso, haverá economia de eletricidade com o uso racional do ar-condicionado e ventiladores.
– Na hora das compras, especialmente durante viagens e passeios, valorize e tenha atenção com produtos que demonstram preocupação com a preservação ambiental.
– Itens que no futuro se tornarão lixo eletrônico, como celulares, laptops, brinquedos à pilha ou bateria, devem ser trocados ou comprados por necessidade. Nada de compulsão com aquela sensação de aproveitar a oferta ou uma vontade incontrolável de ter o último modelo!
– Lembre-se do que pode ser reciclado, um importante conceito quando se fala em economia circular, ou seja, que os itens comprados e usados possam, de alguma forma, voltar ao ciclo de consumo . Organize o que não vai mais usar para dar o destino correto e fazer a sua parte.
– Prefira alimentos naturais, evitando sacolas e outros itens descartáveis, ensinando e incentivando quem está ao seu lado a recolher qualquer sujeira .