Você sabia?

Você sabia?Você sabia que existe mais ouro nos eletrônicos do que na mina?

Luciana Milano, do Canal Simplesmente Consciente, bateu um papo-papo com nossa gestora Andrea Oliveira. O tema central foi o cuidado necessário com o resíduo eletrônico, desde a coleta até a reciclagem. Ambas comentaram como funciona o trabalho da Ecotronics Ambiental, reforçando as estratégias adotadas junto às empresas, ao poder público e à sociedade como um todo. Um trabalho nobre, de formiguinha.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019 no mundo foram produzidas cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico. O Brasil já é considerado o maior produtor desses resíduos na América Latina e a estimativa é que no país sejam geradas cerca de 1,5 milhão de toneladas por ano. O que preocupa ainda são os baixos índices referentes ao descarte e reciclagem dos eletrônicos.

E a Ecotronics Ambiental trabalha exatamente para suprir essa demanda, no sentido de transformar o que é considerado lixo eletrônico de forma ambientalmente correta. Quando descartados de maneira consciente, os produtos passam a ser fontes de matérias-primas. Para isso existe uma equipe treinada que desmonta e separa o material, enviando à recicladora. Faz a economia rodar e gerar emprego, recuperando os materiais com alto valor de mercado.

Cada um tem seu destino ambientalmente correto. Uma tonelada de celulares, por exemplo, tem 300 gramas de ouro, entre outros metais, que se jogados no lixo contaminam os lençóis freáticos. A reciclagem pode diminuir a mineração mundialmente e nos ensina que é preciso ter consciência ambiental. Resíduo eletrônico não é lixo, é fonte de recursos para uma transformação, graças ao destino ambientalmente correto.

O Japão sabe dessa importância. As medalhas das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio foram feitas de metais reciclados. Se todas as pessoas mantiverem o alto nível de consumo e descartarem os produtos de forma incorreta, teremos um índice altíssimo de poluição e doenças, sem espaço futuramente para a criação de aterros sanitários, devido ao tempo de decomposição dos produtos.

Portanto, consumo consciente e reciclagem são atitudes básicas e simples, que todos podemos fazer! Clique aqui para assistir ao vídeo do canal Simplesmente Consciente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA